Image may contain: skyscraper, sky and outdoor
Manhattan (/ mænˈhætən, mən- /), conhecida regionalmente como a cidade e o núcleo urbano da área metropolitana de Nova York, é o mais densamente povoado dos cinco bairros da cidade de Nova York e coextensivo com o condado de New York, um dos condados originais do estado americano de Nova York. Manhattan serve como centro econômico e administrativo da cidade, identificador cultural  e local de nascimento histórico.  O distrito consiste principalmente na Ilha de Manhattan, limitada pelos rios Hudson, East e Harlem; bem como várias pequenas ilhas adjacentes. Além disso, Manhattan contém Marble Hill, um pequeno bairro agora no continente dos EUA, separado do resto de Manhattan pelo Harlem Ship Canal e mais tarde conectado por meio de aterro ao Bronx. A Ilha de Manhattan é dividida em três componentes delimitados informalmente, cada um alinhado com o longo eixo do bairro: Lower, Midtown e Upper Manhattan.
 Manhattan foi descrita como a capital cultural, financeira, da mídia e do entretenimento do mundo,  e o bairro hospeda a Sede das Nações Unidas.  Ancorada por Wall Street no distrito financeiro de Lower Manhattan, a cidade de Nova York tem sido considerada a cidade mais economicamente poderosa e o principal centro financeiro do mundo,  e Manhattan é o lar de as duas maiores bolsas de valores do mundo em capitalização de mercado total: a Bolsa de Valores de Nova York e a NASDAQ.  Muitos conglomerados multinacionais de mídia estão baseados em Manhattan, e o bairro tem sido o cenário de vários livros, filmes e programas de televisão. Desde então, os imóveis de Manhattan estão entre os mais caros do mundo, com o valor da Ilha de Manhattan, incluindo os imóveis, estimado em mais de US $ 3 trilhões em 2013;  os preços médios de venda de propriedades residenciais em Manhattan se aproximam de US $ 1.600 por pé quadrado ($ 17.000 / m2) em 2018,  com a Fifth Avenue em Midtown Manhattan comandando os maiores aluguéis de varejo do mundo, a US $ 3.000 por pé quadrado ($ 32.000 / m2) por ano em 2017. 
 Manhattan tem suas origens em um posto comercial fundado por colonos da República Holandesa em 1624 em Lower Manhattan; o posto foi denominado New Amsterdam em 1626. Manhattan está historicamente documentado como tendo sido comprado por colonos holandeses de nativos americanos em 1626 por 60 florins, o que equivale a aproximadamente $ 1059 em termos atuais.  O território e seus arredores ficaram sob controle inglês em 1664 e foram renomeados para Nova York depois que o rei Carlos II da Inglaterra concedeu as terras a seu irmão, o duque de York.  Nova York, com sede na atual Manhattan, serviu como capital dos Estados Unidos de 1785 até 1790. A Estátua da Liberdade saudou milhões de imigrantes quando eles chegaram à América de navio no final do século 19  e é um símbolo mundial dos Estados Unidos e seus ideais de liberdade e paz.  Manhattan se tornou um distrito durante a consolidação da cidade de Nova York em 1898. O condado de Nova York é o segundo menor condado dos Estados Unidos em área territorial (maior apenas do que o condado de Kalawao, no Havaí) e também é o condado mais densamente povoado dos Estados Unidos. É também uma das áreas mais densamente povoadas do mundo, com uma população estimada em 2019 pelo censo de 1.628.706  vivendo em uma área de 22,83 milhas quadradas (59,13 km2),  ou 72.918 residentes por milhas quadradas (28.154 / km2), maior do que a densidade de qualquer cidade individual dos EUA.  Em dias úteis, o fluxo de passageiros aumenta esse número para mais de 3,9 milhões,  ou mais de 170.000 pessoas por milha quadrada (65.600 / km2). Manhattan tem a terceira maior população dos cinco distritos da cidade de Nova York, depois do Brooklyn e do Queens, e é o menor distrito em termos de área de terra.  Se cada distrito fosse classificado como uma cidade, Manhattan seria classificada como a sexta mais populosa dos EUA.
Muitos distritos e marcos em Manhattan são bem conhecidos, já que a cidade de Nova York recebeu um recorde de 62,8 milhões de turistas em 2017, e Manhattan abriga três das 10 atrações turísticas mais visitadas do mundo em 2013: Times Square, Central Park e Grand Terminal Central.O bairro hospeda muitas pontes proeminentes, como as pontes do Brooklyn, Manhattan, Williamsburg, Queensboro, Triborough e George Washington; túneis como os túneis Holland e Lincoln; arranha-céus como o Empire State Building, o Chrysler Building e o One World Trade Center; e parques, como o Central Park. Chinatown incorpora a maior concentração de chineses no hemisfério ocidental,e o Stonewall Inn em Greenwich Village, parte do Monumento Nacional de Stonewall, é considerado o local de nascimento do movimento moderno pelos direitos dos homossexuais. A cidade de Nova York foi fundada no extremo sul de Manhattan, e o bairro abriga a prefeitura de Nova York, a sede do governo da cidade. Inúmeras faculdades e universidades estão localizadas em Manhattan, incluindo Columbia University, New York University, Cornell Tech, Weill Cornell Medical College e Rockefeller University, que foram classificadas entre as 40 melhores do mundo.