Um novo relatório do The Irish Times mostra que a família real tem cerca de US$ 30 bilhões  – cerca de 150 bilhões de reais –  em riqueza herdada e uma isenção especial do pagamento de impostos sobre herança.

Isso resume muito do que vejo de errado no mundo de hoje: os ricos ficam mais ricos, o bilionário americano Jeff Bezos paga uma taxa de imposto de 1%, a desigualdade de renda nos EUA é o maior de todos os tempos e a expectativa de vida entre os nativos americanos caiu seis anos durante o COVID.

E isso é apenas uma pequena parte da história.

Nos Estados Unidos, a cobertura constante e totalmente acrítica da morte da rainha é uma realidade.

Vejo dois problemas principais: primeiro, a rainha liderou uma família que se beneficiou da devastação e pilhagem de povos ao redor do mundo que viviam em colônias submetidas ao domínio britânico. A Família Real também lucrou extensivamente com o comércio de escravos e ainda não pensa sobre reparações.

A historiadora de Harvard Caroline Elkins publicou recentemente um excelente livro que explica muitas dessas características desagradáveis. Chama-se Legado da Violência: Uma História do Império Britânico. É inegável que o domínio colonial britânico foi totalmente brutal e que milhões foram mortos.

A rainha e outros membros da realeza lhe deram legitimidade e se beneficiaram muito.

O segundo problema é que a cobertura da morte da rainha está sendo usada para tentar fazer com que todos nos sintamos mais confortáveis ​​com níveis extremos de riqueza herdada e domínio de classe.

Os cidadãos choram pela morte da rainha com base principalmente na mitologia construída sobre ela, e não em qualquer informação historicamente precisa.

A cobertura da mídia também cria um forte controle emocional que faz com que disparidades agudas de riqueza pareçam perfeitamente naturais.

É importante reconhecer que a Família Real não ganhou sua riqueza cultivando a terra ou trabalhando duro.

Vamos refletir sobre como a morte da Rainha nos atinge emocionalmente.

Vamos tentar evitar que a pompa nos deixe muito confortáveis ​​com algumas características muito injustas de nossa sociedade.

GLOBE SOCIAL NETWORK – YouTube